domingo, 11 de novembro de 2012

Aptidão músculo-esquelética.

     São os músculos do nosso corpo que nos movamos no ambiente em que vivemos, exercendo força para sustentar e mover os objetos em nossas atividades diárias. São os músculos também, que permitem a postura ereta, equilibrando nosso corpo, contra a ação da gravidade.
     Cada músculo, na verdade, é um conjunto de fibras envolvidas por uma película de tecido conjuntivo, denominada fáscia muscular.
     Existem três tipos de tecido muscular no corpo humano. Os músculos que trabalham para sustentar e mover o corpo, são chamados músculos-esqueléticos (ou estriados) encontram-se ao meio dos ossos, ligados por tendões. Eles constituem uma parte significativa do nosso corpo, (aproximadamente 40% da massa corporal dos homens, e um pouco menos das mulheres), e são acionados voluntariamente por estímulos nervosos. Os músculos lisos, que constituem os órgãos internos, não respondem ao nosso comando, contraindo e relaxando involuntariamente. Já o músculo cardíaco, apesar de ter uma aspecto semelhante aos músculos estriados, também não dependem da nossa vontade para contrair. 

     A capacidade muscular, ou músculo-esquelética, é composta por uma combinação de três qualidades da musculatura esquelética: força, resistência e flexibilidade.
  • Força é essencial para a realização da maioria das nossas tarefas diárias, como mover alguma mobília da casa, ou até mesmo abrir a tampa de um pote de conservas.
  • Resistência é a capacidade de realizar movimentos durante um longo período.
  • Flexibilidade é a capacidade de realizar movimentos amplos e graciosos, é a maleabilidade do corpo para se curvar, se torcer e se esticar, sem correr riscos de lesões ou de dores musculares. É o que permite à bailarina, levar o tornozelo até a orelha, sem flexionar os joelhos.

Um comentário:

  1. "São os músculos do nosso corpo que nos movamos no ambiente em que vivemos,"...

    Da pra explicar essa frase.

    ResponderExcluir